Estudantes do Colégio Santo Inácio participam do 7º Encontro de Formação Integral (EFI)
Ao todo, 64 estudantes do Ensino Médio de 13 das 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) participam dessa atividade.
Nossos estudantes Joao Vitor Addon (2ª B), Leonardo Bitu (1ª A) e Lara Camelo Vilaça (1ª B), acompanhados da orientadora do Ensino Médio Cleoneide Barrozo Santana, embarcaram, nessa semana, para a sétima edição do Encontro de Formação Integral (EFI), que acontece até o dia 16 de outubro, em Vila Oliva, Caxias do Sul (RS). Até lá, serão muitos momentos de oração, reflexão, partilha e espiritualidade.
Ao todo, 64 estudantes do Ensino Médio de 13 das 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) participam dessa atividade. Eles estão sendo acompanhados por nove ex-estudantes monitores e 13 educadores. A recepção das delegações foi realizada, em Porto Alegre (RS), pelo Colégio Anchieta.
Durante dez dias, os estudantes participam de atividades inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio e vivenciam os Exercícios Espirituais adaptados à sua faixa etária. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa do fundador da Companhia de Jesus em regiões, como Loyola, Pamplona e Manresa.
Os principais temas trabalhados são autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, e, mais recentemente, desde 2022, o Projeto de Vida. A ideia é que eles compreendam o discernimento inaciano como possibilidade para a construção de um projeto de vida em vista da Cidadania Global.
De acordo com a orientadora Cleoneide Santana, os adolescentes estão se dedicando muito à programação e interagindo bastante com todo mundo. “Eles estão muito integrados no grupo e dentro das atividades também, participando ativamente. São jovens que têm demonstrado responsabilidade e entendido o processo. Em alguns momentos, eles não poderão fazer uso do celular. Mas, pelo visto, observando a dedicação deles, isso não será nenhum problema”, explicou Cleoneide Santana.
O EFI é inspirado no curso colombiano Taller Arrupe, uma experiência promovida pela Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) e motivada na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana para o fortalecimento do conhecimento pessoal, da espiritualidade, do trabalho colaborativo, do discernimento, da liderança e do compromisso com quem mais precisa, a partir de atividades teóricas – estágios pastorais e regionais para estudantes de 16 a 18 anos.
As duas primeiras edições do Encontro aconteceram na Vila Fátima, em Belo Horizonte (MG), nos anos de 2016 e 2017. Já nos anos de 2018 e 2019, o EFI foi realizado na Casa de Retiros São José, em Mar Grande (BA). Em função da pandemia, o Encontro só voltou a ser oferecido em 2022, e desde então, Caxias do Sul tem recebido os estudantes.
Com informações da Rede Jesuíta de Educação.
Continue lendo
-
26.11.24
Ingressos já estão disponíveis para a “Culminância Artística: O Mágico de Oz”
-
25.11.24
Embarque na “Colônia de Férias: Uma Aventura Divertidamente Fantástica!”
-
22.11.24
Colégio Santo Inácio promove confraternização com seleções esportivas
-
22.11.24
Inscrições abertas para o Retiro Inaciano com Educadores 2025