O projeto renova antigo STI e propõe mudanças que aperfeiçoam a Educação Inaciana.

A Pedagogia Inaciana entende a educação como um caminho para o desenvolvimento dos valores positivos de cada estudante. Uma formação integral e contínua, que exige de nós uma postura que nos leva a comprometermo-nos ainda mais com o nosso projeto de vida e de educação. É dessa forma, que ao fazer memória agradecida do que vivemos até aqui, compreendemos que é chegado o momento de trilhar novos caminhos, resultado de um profundo discernimento inaciano, com a comunidade educativa do CSI.

A Formação Inaciana Complementar – a FIC – propõe um conjunto de ações, que aprimora a formação integral do (da) estudante, redesenha o currículo, tornando-o mais dinâmico e criativo, e promove a formação permanente de seus educadores e educadoras. Dentre as ações podemos destacar a orientação personalizada ao estudante em vista do seu percurso escolar, compreendendo um currículo diversificado (artes, corporeidade, espiritualidade e expressividade).

O novo projeto substitui o antigo modelo de STI (Sistema de Tempo Integral) e nos leva a desempenhar com maior qualidade e compromisso, um lugar de referência na educação inaciana, no que diz respeito também ao acompanhamento sistemático do desenvolvimento do aluno dentro e fora de sala e na qualificação com o relacionamento com suas famílias.

Por isso, enquanto comunidade educativa em rede, tendo o PEC – Projeto Educativo Comum como fundamento, compreendemos que a formação integral consiste em desenvolver as potencialidades das dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa de cada pessoa. Desse modo também, nos inspira Santo Inácio, que nos apresenta o autoconhecimento como ferramenta de experiência, reflexão e ação, para o melhor viver e proceder diante da vida, sendo mais e melhor para os demais – O MAGIS.

A FIC, se concretizará a partir de projetos, que visam a integração e articulação do currículo diversificado de nossos educadores e educadoras, numa dinâmica de alinhar vivências, saberes e descobertas, para e com os nossos estudantes. Uma pedagogia da refração.

A inovação desse projeto, transforma nossas ações e nos impulsiona ao MAGIS, fazendo desse novo caminho, uma trilha de esperança e compromisso profético com a educação.

O objetivo geral da formação inaciana complementar é construir uma aprendizagem integral que possibilite ao estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade formando homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.

Informações complementares

Equipe de colaboradores:

1. Coordenação pedagógica

2. Orientação educacional

3. Auxiliar de coordenação e de disciplina

4. Professoras regentes

5. Professoras auxiliares e estagiárias

Dimensão acadêmica

Favorecer experiências que promovam aprendizagens que contemplem a transversalidade e interdisciplinaridade curricular, incorporando os componentes necessários para uma educação integral da Companhia de Jesus.

Dimensão espiritual religiosa

Fomentar a formação da pessoa na construção e expressão da identidade inaciana de forma significativa e flexível, contribuindo para formação humana.

Dimensão socioemocional

Possibilitar o desenvolvimento de competências individuais e sociais que são necessárias para a vida do estudante na perspectiva da cidadania global.

QUERO ESTUDAR no Santo Inácio

A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.

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