Colégio Santo Inácio promove primeira Jornada Pedagógica de 2023
A Jornada Pedagógica é um acontecimento importante para o contexto escolar. É uma oportunidade de reunir educadores (as), juntamente com a equipe diretiva para planejar as atividades do ano letivo, refletir sobre assuntos relacionados ao projeto pedagógico e promover variadas formas de interação entre professores (as) para um ano letivo bem-sucedido.
O Colégio Santo Inácio valoriza esses momentos em equipe e promove, a cada início de semestre, momentos de partilhas, aprendizados, conhecimento e reflexões sobre a Educação Inaciana.
A Jornada Pedagógica Inaciana, com o lema: Que vida nova é essa que agora começamos?” e o tema “Formação integral na educação jesuíta: Um caminho a ser trilhado”, aconteceu, nos dias 11, 12 e 13 no Auditório Anchieta e nos dias 14 e 15, a equipe se reuniu em retiro na Casa Cordimariana de Encontros e Retiros, para momentos de oração e partilhas.
A Jornada Pedagógica é um momento de reencontro e de pensar sobre as questões da docência, à luz da inspiração de Santo Inácio de Loyola. O objetivo do encontro é reunir a equipe docente em um itinerário formativo no qual possam pensar sobre sua vida, suas aspirações, projeto da escola, atuação docente, desde a perspectiva da formação integral na educação jesuíta e estudo de documentos como o Projeto Educativo Comum – PEC, documento norteador e inspirador das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Básica da Rede Jesuíta de Educação.
Durante a Jornada os educadores foram acolhidos e passaram por formações, estudo de documentos e vivências teatralizadas, abordando temas atuais de contexto social. A formação de educadores é peça fundamental para o crescimento da equipe e impacta diretamente na qualidade do ensino.
O Colégio Santo Inácio investe constantemente em formação continuada, o que traz inúmeros benefícios à instituição, desde a excelência acadêmica ao alinhamento das políticas pedagógicas. O resultado é o estudante mais engajado e inserido no processo de aprendizagem.