NOSSO PROJETO BILÍNGUE

O mundo globalizado e tecnológico no qual estamos inseridos, pede uma formação que nos leve a ter uma compreensão de mundo mais ampla e que nos proporcione ultrapassar barreiras, sejam elas pessoas, temporais ou físicas. Neste contexto o aprendizado de uma nova língua seria um dos pontapés iniciais para ultrapassar todas estas barreiras e ter uma visão de mundo mais ampla e sem limitações.

Essa necessidade levou o Colégio Santo Inácio, a adotar em 2017 a vivência de projeto Bilíngue que pudesse atender as necessidades dos seus alunos e trazer a vivência do idioma de forma mais pungente, isso realizou-se com o aumento de carga horária e qualificação da equipe de professores. Inicialmente o projeto foi implantado da Educação Infantil ao Ensino Fundamental anos finais, e em 2018 ampliado para todas as series do Ensino Fundamental.

O Projeto Bilíngue do Colégio Santo Inácio visa o desenvolvimento do aluno no uso de habilidades de fala, audição, escrita e leitura em dois idiomas: Inglês e Português. Nesse processo o aluno é exposto aos dois idiomas e nas aulas de Inglês, prioriza-se o uso de uma única língua.

Importante ressaltar que NÃO ensinamos Inglês e sim, EM Inglês. O aluno tem aulas do Idioma perpassando por diversas áreas do conhecimento, embasando assim, uma aprendizagem significativa e gerando aprendizagem com conteúdos que são significativos para os nossos alunos. Para tanto, fazemos uso da abordagem CLIL (Content and Language integrating Learning) que juntamente com a abordagem socioconstrutivista, fornecem o embasamento teórico para o nosso projeto. Estamos também assim, alinhados a BNCC e ao desenvolvimento de habilidades e competência para a construção do cidadão do Sec XXI.

Como aprendemos em cada segmento escolar:

Educação Infantil
Ensino Fundamental anos iniciais
Ensino Fundamental anos finais

EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças que aprendem inglês mais cedo têm a chance de aprender a pronúncia perfeita, estimulam o cérebro, desenvolvem a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração, passam a usar melhor sua língua-mãe, aprendendo de forma adequada, vão sempre se relacionar com o novo idioma de forma positiva, como sendo algo fácil e divertido, e que, desta forma, nunca mais vai parar de aprender, pode ainda melhorar a autoestima, a socialização e as habilidades até em matemática.

Pode-se ainda destacar que a habilidade de aprender uma nova língua é mais aguçada entre os 2 e 5 anos de idade e, conforme os anos vão passando, essa facilidade vai se perdendo. Portanto, a primeira infância é considerada a fase da vida ideal para se aprender línguas. A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. Para isso, as aulas têm que ser lúdicas e ter um contexto compreensível. Para que aconteça de maneira natural, o aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado natural aconteça.

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

A importância do inglês para uma criança não é algo a ser pensado avaliando apenas como um ponto que pode vir a ter um impacto no futuro profissional. O que se pode perceber é que o idioma permeia muitos universos, como as artes, o cinema e a música. Estamos envolvidos em um universo que valoriza a língua inglesa. Palavras e expressões de tal idioma são utilizadas como ferramenta publicitária e referência para o mercado econômico. Por isso, ter um conhecimento sobre o inglês pode começar como uma brincadeira — mas abrir a porta para a conquista do domínio na segunda língua com maior facilidade.

Com capacidade de se expressar oralmente e até de ler com perfeição, as crianças a partir de 7 anos já podem ser submetidas aos processos usuais do ensino do inglês. Para despertar o interesse e envolver as crianças no processo de ensino-aprendizagem, os professores utilizam uma grande variedade de estratégias e recursos possíveis para desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua estrangeira.

Entre as vantagens no aprendizado de uma nova língua podemos destacar o fortalecimento do cérebro, a sensibilidade à linguagem, tornar-se uma pessoa multitarefas e poder enxergar o mundo sob múltiplos pontos de vista.

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Para os alunos do 6º ao 9º ano, a aprendizagem da Língua Inglesa está diretamente ligada ao conhecimento de mundo do aluno. Eles irão aprender sobretudo, em Inglês, desta forma acionamos o conhecimento prévio do aluno, trabalhamos isso em sua mente, mas a forma de expressar suas opiniões e falar sobre aquele assunto serão em Inglês. Por mais que, ele pense em Português, as suas referências passarão automaticamente para o Inglês.

Busca-se dar significado e importância ao que é estudado. Iniciar uma aula falando sobre força centrípeta, talvez não chame atenção da maioria dos alunos. Mas começar falando sobre as maiores montanhas russas do mundo, mostrando vídeos em 3D e partilhando experiências, traz para a sala de aula a aprendizagem significativa que tanto precisamos e conseguimos assim, falar por exemplo da tal força centrípeta.

 

É ensinar EM Inglês e vivenciar isso através do dia-a-dia do aluno, através de uma imersão da Língua e da Cultura.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas 2024
Matrículas 2024

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo