Projeto A África em Mim
“A África que está em mim é a mesma que está em você”
Gerson Anderson
Professor de Artes do CSI
O Colégio Santo Inácio promoveu, ao longo dos meses de março e abril, o Projeto A África em Mim, com os estudantes do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
O projeto buscou promover uma maior aproximação com a cultura africana a fim de reconhecer em cada um de nós os traços culturais deste povo, seus reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros e sua importância histórica para o entendimento da raça brasileira. Através de pesquisas, conversas, vivências e confecções manuais, os estudantes puderam ter contato com as artes, a música, a culinária e a dança de matriz africana, bem como seus costumes, valores, lutas e ensinamentos transmitidos à sociedade.
O estudo sobre a cultura africana é de suma importância na formação social dos estudantes para que, compreendendo que o nosso país nasceu do encontro das diversidades étnicas e culturais, valorizem e respeitem o outro em sua diversidade cultural social.
Gabrielly Falcão, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais nos ajuda a refletir sobre a importância do projeto “A África em mim” para uma educação antirracista.
O projeto “ A África em mim” visa a desconstruir hábitos, comportamentos e falas que muitas vezes acabam sendo transpassadas para as gerações futuras de forma estrutural.
O Colégio Santo Inácio propõe, por meio da realização deste projeto, um ensaio sobre nossa miscigenação e o multiculturalismo brasileiro, que respeita e reconhece a cultura dos povos do continente africano como parte integrante de nossa identidade cultural. O passeio por entre a riqueza cultural da África engloba música, dança, teatro e outras linguagens, desconstrói a visão preconceituosa que relaciona o continente com a pobreza e a miséria.
É de suma importância a aproximação desse tema com a vivência escolar do estudante, pois acreditamos que a educação antirracista se consolida através do fortalecimento de nossas raízes afrodescendentes.
“A África em mim”
Viemos da mistura
Nossa miscigenação
Lugar de todas as cores
Que nos traz inspiração
Desse lindo continente
Formou-se uma identidade
Preta, branca e indígena
Isso é diversidade
A África que está em mim
É a mesma que está em você
Rica, bela e presente
Para o nosso florescer
Somos indígenas, brancos
Amarelos e pretos
Nascemos da mistura
Então pra quê o preconceito?
Essa história que vos falo
Não começa pelo fim
Juntos nessa caminhada
Fortalecemos a nossa fala
A África que está em mim
Gerson Anderson