Para ler e celebrar: 18 de abril, dia Nacional do Livro Infantil

A Educação de uma criança deve começar pelo seu imaginário.
No dia 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data faz parte do calendário literário em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato. Há intenções louváveis na instituição desta data. Entretanto, há de se comentar que o incentivo da leitura aos pequenos é um exercício diário, uma ação conjunta entre família e escola, auxiliando a criança a trilhar um caminho rumo ao pensamento crítico e aprimoramento pessoal, a partir das lições contidas nas histórias. A formação de grandes leitores começa em casa, com tempo, dedicação, paciência e principalmente boas escolhas. A criança, por ser um indivíduo em formação, absorve tudo aquilo que lhe é apresentado e reproduz tudo que vê e ouve. Assim, é de imensa importância construir junto aos filhos o hábito de optar por histórias que contenham conteúdos que aflorem sua sensibilidade e raciocínio. A educação de uma criança é o pilar para a formação de um adulto com capacidade de questionar tudo aquilo que o mundo lhe oferece e deve ser observada de perto pelos pais e familiares, valorizando o que o mundo da Literatura tem de melhor. Os livros representam um sopro de lucidez para aqueles que desejam criar seus filhos longe de todo conteúdo maléfico. Para ajudar nesta empreitada, este ensaio traz 8 obras da literatura infanto-juvenil que marcaram a infância de gerações.
Uma Lagarta Muito Comilona (Eric Carle)

Inserir a criança no mundo dos números nem sempre é uma fácil. Ainda bem que, em 1963, Eric Carle lançou o grande sucesso Uma Lagarta Muito Comilona, que conta a história de uma lagarta que come tudo que vê pela frente. O livro é recomendado para crianças de 0 a 3 anos e sua apresentação, sem dúvida, é uma atração à parte. Repleto de cores e de formato pop up, ensina as crianças a contar de 1 a 10. vdcasino giriş
Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado)

Memórias e afeto são a mistura perfeita que pautam uma das obras mais célebres de Ana Maria Machado. A história conta como a menina Isabel ficou encantada com a fotografia de sua falecida bisavó Bia e, a partir disso, estabelece uma relação de confidência e muito amor. Lançado na década de 80, a obra é um maravilhoso referencial para transmissão de valores às gerações futuras e carrega a importante lição sobre como o passado é um ponto de referência para a construção da identidade individual.
Fábulas (Monteiro Lobato)

O anfitrião deste artigo nos presenteia com sua obra Fábulas, na qual reinventa histórias clássicas de La Fontaine e Esopo. A antologia é composta por 74 fábulas revisitadas sob a ótica de Lobato e cada uma delas carrega consigo uma lição de cunho moral sobre temas diversos: amor familiar, egoísmo, amizade e honestidade.
Vinda com a Neve (Odete de Barros Mott)

Essa incrível estória se passa na China, exalta a generosidade de uma família pobre que, apesar das dificuldades, acolhe uma bebê órfã deixada em meio à neve, sem saber o que o destino lhes reservou. Lançada em 1982, Vinda com a Neve é um conto maravilhoso sobre a exaltação do bem e do amor puro.
O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon)

Como encontrar a esperança em meio às dificuldades da vida? O menino Tistu nos ensina. Nascido com o dedo polegar de cor verde, o garoto tem o poder de tornar tudo mais bonito com o toque de sua mão; segredo compartilhado com seu fiel amigo Bigode. Ainda que tenha sido lançado em 1957, o enredo ainda deslumbra pela doçura que trata sobre a resiliência, simplicidade e ingenuidade das crianças, que conseguem ver soluções simples para problemas que nós, os adultos, não conseguimos resolver.
“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que a tanto tempo têm andado a ensinar”
– José Saramago
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