19.06.23

Dia Mundial do Brincar

       No dia 28 de maio celebrou-se o Dia Mundial do Brincar. O principal intuito de celebrar esse dia é enfatizar como a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil.

       Com origem no ano de 1999, a data foi criada pela associação internacional de brinquedotecas International Toy Library Association (ITLA). Celebrado em mais de 40 países, o dia é pauta de diversas discussões e, inclusive, sustenta o ato de brincar como um dos direitos de aprendizagem no Brasil.

Paula Freire, coordenadora da Educação Infantil, faz uma breve reflexão sobre a importância do brincar na escola.

    As crianças aprendem o mundo que as cerca e aprendem com e pelas brincadeiras. Interagindo e brincando vão expressando as suas ideias, sentimentos e saberes prévios, imaginando, imitando, construindo junto, criando estratégias e resolvendo situações-problemas e conflitos. Brincando vão conferindo sentidos às suas aprendizagens.

     A escola, esse lugar de encantos e descobertas – espaço privilegiado de formação humana, acolhe as mais diversas possibilidades de brincadeiras e contextos brincantes, diariamente. Brincar livre, com elementos da natureza ou objetos não estruturados ou com brinquedos, de forma dirigida, com regras e combinados, seguindo a mediação de um adulto como referência, ou sozinhos, aos pares ou em pequenos grupos… ou criando novas regras são algumas das ricas possibilidades do brincar. Os seus desdobramentos e ecos carregam o poder encantado das (im) permanências, a potência da criatividade, das construções e das relações… e podem ser de curto, médio ou longo alcance.

   Na escola das infâncias, o direito de brincar é garantido, com respeito e atenção. E então, vamos brincar? O convite se renova cotidianamente!

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