Comunicar-se com o mundo
A partir da alfabetização nas diferentes linguagens, novos horizontes se abrem para a criança. O trabalho nos componentes curriculares envolve: linguagem oral, escrita, sonora, gestual, imagética e digital.
A partir da alfabetização nas diferentes linguagens, novos horizontes se abrem para a criança. O trabalho nos componentes curriculares envolve: linguagem oral, escrita, sonora, gestual, imagética e digital.
Do 1º ao 5º ano são realizadas assembleias de classe, momento em que estudantes discutem questões polêmicas, resolvem conflitos, debatem e negociam, tomando decisões e estabelecendo acordos coletivos. Dessa forma, exercitam o respeito mútuo e a individualidade dentro da coletividade.
Gradativamente, são criadas condições para que o estudante consiga lidar com novos desafios e explorar novas dimensões em sua vida.
No Ensino Fundamental I, o trabalho curricular está voltado aos diferentes componentes curriculares e relacionado ao processo de transformação e de ressignificação da realidade em que vivemos. Até o 4º ano, os estudantes ainda contam com uma professora regente. O foco de trabalho pedagógico é a alfabetização e o letramento do estudante por meio das múltiplas linguagens.
A partir do 5º ano, os estudantes trocam de ambiente conforme os horários dos componentes curriculares. Com professores especialistas, desenvolvemos nas crianças maior responsabilidade, autonomia e organização pessoal. É neste ciclo que tem início o trabalho de nucleação por áreas do conhecimento, aproximando componentes curriculares, e dando um novo significado às dimensões do aprender integral em uma interação de saberes e conhecimentos.
Manhã 1º e 2º ano: 7h10 às 11h50
Manhã 3º ao 5º ano: 7h10 às 12h20
Tarde 1º e 2º ano: 13h10 às 17h50
Tarde 3º ao 5º ano: 13h10 às 18h20
Integral 1º e 2º ano: 7h10 às 17h50
Integral 3º ao 5º ano: 7h10 às 17h35
A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.