Comissão Permanente do Cuidado

Fruto da busca por atualizar suas respostas e compromissos aos desafios apostólicos atuais, a Companhia de Jesus tem criado ações de prevenção, cuidado e solidariedade à integridade e os direitos de crianças e adolescentes, sendo, uma delas, o lançamento, em 2020, da cartilha Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente (da Rede Jesuíta de Educação e da Fundação Fé e Alegria). Ela integra um conjunto de esforços promovidos pela Província do Brasil que protege e resguarda os direitos das crianças e adolescentes.

Essa ação amplia nossa escuta atenta e cuidadosa, exigindo de nós uma postura comprometida através da denúncia de todas as formas de corrupção e de tudo o que compromete ou pode comprometer a integridade das pessoas. Exige, pelas mesmas razões, uma política de solidariedade e prevenção, de dinamismos em sintonia com o Evangelho, para proporcionar segurança e proteção à integridade de crianças, adolescentes e de adultos em situação de vulnerabilidade.

Esse compromisso se concretiza por meio da promoção e garantia de ambientes livres de quaisquer formas de abuso, relacionamentos inapropriados, bullying e afins.

Desse modo, foi instituída no Colégio Santo Inácio, sob orientação dessa cartilha, a COMISSÃO PERMANENTE DO CUIDADO que atua como referência na mediação e no encaminhamento de eventuais enfrentamentos que se fizerem necessários.

​Com isso, disponibilizamos um canal de acolhimento, através do e-mail (comissaodocuidado@santoinacio.com.br) e um exemplar em PDF da cartilha: Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, clique aqui para baixar o arquivo.

​Certos da atenção que dispensaremos a essa tão importante questão, agradecemos a todos pelo compromisso e parceria.

Atenciosamente,
Comissão do Cuidado
Luyza Gurgel
Psicóloga