Projetos do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) 2022 – 2023

MISSÃO

Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

VISÃO

Ser um centro de inovação e aprendizagem integral que educa para a cidadania global com uma gestão colaborativa e sustentável.

VALORES

Amor e serviço; Justiça socioambiental; discernimento; Cuidado com a pessoa; Formação integral; Colaboração e sustentabilidade; Criatividade e inovação.

FORMAÇÃO RELIGIOSA E ESPIRITUAL

A experiência espiritual de Santo Inácio de Loyola, centrada em Cristo, é a pedra angular da Educação Jesuíta e nosso desafio continua sendo convidar nossos estudantes e as comunidades educativas a descobrirem sua riqueza inesgotável no encontro pessoal e comunitário com o Evangelho. Reconhecemos a diversidade dos contextos religiosos e seculares nos quais atuam nossos colégios; no entanto, a Educação Jesuíta não pode se realizar a menos que seja possível oferecer uma sólida formação religiosa e espiritual em nossos colégios. No nosso contexto histórico, essa formação exige que apresentemos aos alunos nossa herança espiritual, a diversidade religiosa de nossos contextos e do mundo, para promovermos o respeito e o apreço por outras religiões e expressões seculares. (JESEDU-Rio, PEC pág. 90)

Atuação da Pastoral

•Assistência e apoio espiritual, humano e social aos estudantes, familiares e educadores;

•Realização dos Sacramentos da Eucaristia e da Crisma;
•Acolhimento pelo Sacramento da Reconciliação (para estudantes e familiares); Celebrações da Eucaristia;
•Manhãs e tardes de Espiritualidade;
•Atividades ecumênicas e inter-religiosas.
•Projetos Sociais;
•Projetos/Retiros Espirituais para os estudantes, familiares e educadores;
•Celebrações litúrgicas (Quaresma, Campanha da Fraternidade, Tríduo Pascal, Semana
Santa Jovem em missão, Coroação de Nossa Senhora, Corpus Christi, Festa de
Santo Inácio, Aniversário do Colégio, etc);
•Intervenções em sala de aula e parceria com os educadores.

EDUCAÇÃO INFANTIL

1. NOS PASSOS DE INACINHO

Deus se revela como família, em família e na família. Família tem cheiro de Deus!

Pretende-se vivenciar e introduzir de forma lúdica e criativa a espiritualidade inaciana despertando na família e nas crianças o desejo de rezar em comunidade (família), comprometidos consigo mesmos, com o próximo e com todas as coisas criadas.

Público Alvo:

•Educação Infantil
Características da Pedagogia Inaciana:

•Conscientes, compassivos e comprometidos.

Descrição:

•Integrar todos os projetos do cotidiano pedagógico tendo como alicerce as características (5Cs) e valores inacianos através de atividades pastorais.

•Promover experiências concretas de aprendizagem utilizando a vida de Santo Inácio como modelo de fé, de oração e de “em tudo amar e servir”.

•Proporcionar uma sensibilização de afeto entre Jesus e a família;

•Cuidar das relações: com Deus, consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

2. LUGAR SAGRADO

Público Alvo: Educação Infantil
Características Inacianas: 5Cs (Competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.)
Descrição:
•Vivência Eucarística (Fomentar a cultura da postura nos lugares sagrados e celebrações, breves adorações com as crianças e orações diárias.)
•Despertar o desejo de oração (construir hábitos);
•Cuidar das relações: com Deus, consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

3. CONHECER E VIVENCIAR A FÉ

Público Alvo: Educação Infantil
Características Inacianas: 5Cs (Competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.)
Descrição: O projeto visa proporcionar aos estudantes inacianos e às suas famílias uma experiência concreta com os tempos litúrgicos e temas importantes da Igreja. Por meio de atividades e informativos, busca-se ajudar as crianças, adolescentes e jovens nas vivências marcantes para a fé cristã.

4. MANHÃS DE FORMAÇÃO HUMANA E ESPIRITUAL

4.1. O JARDIM DE DEUS – Lema: Minha família é um jardim de Deus.

Público Alvo: Educação Infantil – INF. I, II E III
Características Inacianas: Compassivos e comprometidos.
Descrição: Por meio da metáfora do jardim, pretende-se inserir as crianças na dinâmica da criação. Fazemos parte desse jardim, que, quanto mais diverso, mais belo. A beleza e a maravilha do jardim, consistem, então, justamente, na pluralidade e na diferença das flores e plantas.
Metodologia: Encontro pela Manhã (quintas-feiras) – Horário normal de aula, conforme calendário anual. Atividades lúdicas dentro do tema proposto.

4.2. AQUARELA – Lema: Colorindo o mundo com o amor.

Público Alvo: Educação Infantil – INF. IV
Características Inacianas: Compassivos e criativos.
Descrição: Por meio da metáfora da aquarela, pretende-se inserir as crianças na dinâmica do respeito e da aceitação das diferenças. É na aquarela que as cores convivem e habitam, em um movimento de respeito e amor mútuo, pois cada uma possui uma função específica na elaboração da arte, no surgimento da vida. Viver em aquarela é saber reconhecer a importância de cada cor, de cada um, seus limites e suas qualidades. Ser aquarela, é identificar a beleza multicor do criador dentro de nós.
Metodologia: Encontro pela Manhã (quintas-feiras) por turma – Horário normal de aula, conforme calendário anual. Atividades lúdicas dentro do tema proposto.

4.3. AMIGOS – TESOURO DE DEUS – Lema: Construindo amizades no amor de Deus

Público Alvo: Educação Infantil – INF. V
Características Inacianas: Compassivos e conscientes
Descrição: Inspirados na Palavra de Deus que diz: “Quem tem um amigo fiel encontra um tesouro” (Eclo 6,14) o projeto vem refletir sobre a importância de cuidar do outro, respeitar as amizades, construir maneiras de preservar uma boa amizade. Deus nos fez sua imagem e semelhança e nos deu a missão para cuidar da sua criação. Devemos está a serviço como irmãos na construção de um mundo melhor, começamos de pequenos criando amor e responsabilidade por tudo aquilo que Deus nos presenteou.
Metodologia: Encontro pela Manhã (quintas-feiras) por turma – Horário normal de aula, conforme calendário anual. Atividades lúdicas dentro do tema proposto.

4.4. NOÉ – A ARCA DO AMOR – Lema: Escolhidos para amar. (Texto Base: Gn 7 e 8)

Público Alvo: Educação Infantil – 1o ANO
Características Inacianas: Comprometidos e conscientes.
Descrição: Por meio da história da Arca de Noé, pretende-se inserir as crianças na dinâmica do plano de salvação de Deus, fazendo-lhes descobrir que são escolhidos e amados por Ele, e que possuem uma missão: salvar a família e a criação. Metodologia: Encontro pela Manhã (quintas-feiras) por turma – Horário normal de aula, conforme calendário anual no Sítio Montevideu. Atividades lúdicas dentro do tema proposto.

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

5. LUGAR SAGRADO

Público Alvo: Ensino Fundamental Anos Iniciais
Características Inacianas: 5Cs (Competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.)
Descrição: Vivência Eucarística (Fomentar a cultura da postura nos lugares sagrados e celebrações, breves adorações com as crianças e orações diárias.)

6. CONHECER E VIVENCIAR A FÉ

Público Alvo: Ensino Fundamental Anos Iniciais
Características Inacianas: 5Cs (Competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.)
Descrição: O projeto visa proporcionar aos estudantes inacianos e às suas famílias uma experiência concreta com os tempos litúrgicos e temas importantes da igreja. Por meio de atividades e informativos, busca-se inserir as crianças nas vivências marcantes para a fé cristã.

7. MANHÃS DE FORMAÇÃO HUMANA E ESPIRITUAL

7.1. SAL DA TERRA Lema: Vós sois o sal da terra (Texto Base: Mt 5, 13 – 16)

Público Alvo: Ensino Fundamental Anos Iniciais – 2º Ano
Características Inacianas: Competentes e criativos.
Descrição: Por meio da parábola do Sal da Terra, pretende-se ajudar as crianças na dinâmica do saborear a maravilha que é o dom da vida e a importância de sermos sabor na vida dos outros. A partir de uma experiência saborosa com o Amor, somos convidados e impulsionados, a, da mesma forma, temperarmos o mundo, contagiarmos as pessoas, sendo a diferença.
Metodologia: Encontro pela Manhã (quintas-feiras) por turma – Horário normal de aula, conforme calendário anual no Sítio Montevideu. Atividades lúdicas dentro do tema proposto.

7.2. CONSTRUTORES DO REINO – Lema: Feliz o homem que edifica sua casa na rocha – Texto Base: Mt 7, 24-26

Público Alvo: Ensino Fundamental Anos Iniciais – 3º Ano
Características Inacianas: Compassivos e competentes.
Descrição: Por meio da passagem bíblica da construção da casa sobre a rocha, pretende- se inserir as crianças na dinâmica da construção do reino de amor, que começa a partir da construção da nossa casa sobre a rocha, que é o Coração de Jesus. Quando eu edifico minha morada na terra firme do amor, sou capaz de me tornar um construtor do reino de Jesus.
Metodologia: Encontro pela Manhã (quintas-feiras) por turma – Horário normal de aula, conforme calendário anual no Sítio Montevideu. Atividades lúdicas dentro do tema proposto.

7.3. PESCADOR DE CRISTO – Lema: Lançando as redes do amor (Texto Base: Lc 5, 1-11)

Público Alvo: Ensino Fundamental Anos Iniciais – 4º Ano
Características Inacianas: Compassivos e competentes.
Descrição: Por meio da passagem bíblica do Pescador de Cristo, pretende-se inserir as crianças na dinâmica do chamado de amor que o Bom Deus nos faz: “De agora em diante, vós sereis pescadores de homens”. Jesus entra em nossa história e nos convidar a mudar o mundo, lançando as redes da alegria do amor, atraindo para Ele todos os corações.
Metodologia: Encontro pela Manhã (quintas-feiras) por turma – Horário normal de aula, conforme calendário anual no Sítio Montevideu. Atividades lúdicas dentro do tema proposto.

8. PROJETO RECONCILIADOS – SER E VIVER RECONCILIADOS

“Não fales, não respondas, não medites, não andes, nada faças, enfim, sem antes pensares se aquilo agrada a Deus e serve para exemplo e edificação do próximo.” (Santo Inácio de Loyola)
Público Alvo: 4º Ano
Características Inacianas: 5Cs (Competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.)
Objetivo: O projeto visa proporcionar aos estudantes encontros mensais para experimentar e saborear o ser e viver reconciliados com Deus, consigo mesmos, com os outros e com a natureza; reconhecendo e refletindo sobre os valores que colaboram com a formação cristã, o crescer na fé e nas suas relações interpessoais, favorecendo na abertura de coração para o dar e pedir perdão. Pretende-se favorecer a intimidade com Deus na vivência posterior que será a preparação para a Primeira Eucaristia.
Descrição: Encontros mensais, nas manhãs de sábado, de formação humana, cristã e vivência concreta do ser reconciliados através de jogos de convivência e momentos de partilha.

9. 1ª EUCARISTIA

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida” (Jo 6, 55-56).
Público Alvo: 5os e 6os anos.
Características Inacianas: 5Cs (Competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.)
Objetivo: Visa preparar os jovens para a Primeira Comunhão, para que possam de forma mais madura, renovar as promessas e o compromisso do Batismo assumidos pelos pais e padrinhos.
Descrição: Trata-se de encontros semanais para a preparação da Primeira Eucaristia, através, formações, leitura da Bíblia, momentos de espiritualidade e atividades lúdicas.

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

10. Projeto MEJ – Movimento Eucarístico Jovem

“Somos Jovens que queremos dizer ao mundo que nossa alegria juvenil brota do encontro com Deus, de amar desinteressadamente, de olhar para a nossa história com esperança, do projeto de Jesus, que nos entusiasma e nos leva a agir. (Do Manual Latino-americano do MEJ)
Público Alvo: Anos finais e Ensino Médio (Jovens que já fizeram a Primeira Eucaristia)
Características Inacianas: Conscientes, compassivos e comprometidos.
Objetivo: Visa preparar os jovens para a Primeira Comunhão, para que possam de forma mais madura, renovar as promessas e o compromisso do Batismo assumidos pelos pais e padrinhos.
Descrição: Experiência comunitária com encontros quinzenais, onde se compartilham a vida e se abordam temas de formação humana e cristã. Trata-se de um caminho espiritual que prepara as crianças e jovens para “viver como cristãos adultos, comprometidos no serviço a seus irmãos e irmãs diante dos desafios da humanidade“.

O MEJ é um movimento único, com estilo diferente, criativo e adaptado à realidade, segundo os “tempos, lugares e pessoas”. Este fundamento espiritual está desenvolvido e aprofundado no itinerário espiritual da Rede Mundial de Oração do Papa, Caminho do Coração. Além disso, crianças e jovens são chamados para a missão, para uma vida de serviço que nasce do encontro pessoal com Jesus na oração, que os prepara para ser homens e mulheres atentos às necessidades do mundo atual.

11. CATEQUESE CATECUMENAL

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida” (Jo 6, 55-56).
Público Alvo: estudantes, antigos alunos, pais e colaboradores.
Características Inacianas: 5Cs (Competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.)
Objetivo: propor aos interessados a iniciação cristã, para que possam de forma mais madura, renovar as promessas e os compromissos do Batismo assumidos pelos pais e padrinhos.
Descrição: Trata-se de encontros semanais, quinzenais ou mensais de preparação para o Batismo, Primeira Eucaristia, e Crisma, através, formações, leitura da Bíblia, e momentos de espiritualidade.

12. CRISMA

Os apóstolos Pedro e João, enviados a Samaria, “punham as mãos sobre os que tinham sido batizados”, e recebiam estes o Espírito Santo (At 8, 12-17). Do mesmo modo, São Paulo, vindo a Éfeso, batizou, em nome de Jesus Cristo, discípulos de João e a “eles impôs as mãos, para que o Espírito Santo baixasse sobre eles” (At 19)
Público Alvo: Jovens do 9º, 1º e 2º anos.
Características Inacianas: Conscientes, compassivos e comprometidos.
Objetivo: propor aos interessados a iniciação cristã, para que possam de forma mais madura, renovar as promessas e os compromissos do Batismo assumidos pelos pais e padrinhos.
Descrição: Encontros semanais às sextas-feiras a tarde, aprofundando-se na fé católica e no discipulado de Jesus a partir da espiritualidade inaciana. Também ocorre encontros de espiritualidade e preparação com os pais, bem como retiro e visitas sociais com os jovens. Trata-se de um sacramento da Igreja Católica que tem sua preparação feita pela equipe de pastoral do colégio Santo Inácio.

13. FORMAÇÃO HUMANA E ESPIRITUAL

13.1. DIAS DE FORMAÇÃO (DDF)

Público Alvo: 5º Ano do EFII a 3ª Série do Ensino Médio
Características Inacianas: Conscientes, compassivos, comprometidos, competentes, criativos.
Objetivo: O projeto visa trabalhar com nossos estudantes os valores inacianos, inspirados pelo pricípio de “Em tudo amar e servir’’ (PEC, p. 14), tendo em conta a dimensão espiritual, acadêmica e social de nossa formação integral.
Metodologia: 1. Encontros de sensibilização com os estudantes e arrecadação das doações no Colégio. 2. Momento de entrega das doações e convivência com os beneficiários nas instituiçoes e ONGs 3. Partilha e formação. 4. Dinâmica de integração (lazer). A temática seguirá o calendário pedagógico do próprio seguimento.
Local: Colégio Santo Inácio, Instituição beneficiada, Sítio Montevideo.
Instituições: hospitais, creches, asilos, ONGs, etc.

13.2. SER MAGIS

Público Alvo: 9o Ano do EFII a 3a Série do Ensino Médio
Características Inacianas: aprofundar, a partir da espiritualidade inaciana, o sentido do Magis Inaciano. Ser Magis é aquela pessoa que vive e se deixa impelir para o mais, o maior, o melhor, como nos ensina Santo Inácio: “Sempre podemos fazer mais, ser mais, Ser Magis.” Essa vivência gera o impulso de descobrir, redefinir, ressignificar realidades em busca do Ser Magis. Afinal, sempre podemos experimentar um avanço em relação àquilo que já fazemos ou vivemos.
Objetivo: O projeto visa proporcionar aos jovens uma experiência concreta da espiritualidade inaciana através de uma imersão por meio de oração, formação e partilha tendo como fundamento os Exercícios Espirituais de Santo Inácio.
Metodologia: Encontros por série na modalidade de Retiro, encontro ou vivência conforme metodologia do Programa MAGIS Brasil.

13.3. O AMOR PEDE PASSAGEM

Público Alvo: Ensino Médio, antigos alunos.
Características Inacianas: amor, serviço, justiça sócio-ambiental, cuidado e criatividade.
Objetivo: Levar a força do amor, sensibilizando as pessoas com o anúncio do Evangelho;
Metodologia: Encontros trimestrais – Preparação, concentração e intervenção nos transportes públicos da cidade, nas praças, avenida Beira Mar.

13.4. SOPÃO SOLIDÁRIO

Público Alvo: Todos os estudantes do Fundamental II e Ensino Médio.
Características Inacianas: amor, serviço, justiça.
Objetivo: Levar o alimento do corpo e da alma para Jesus abandonado nos mais pobres, os irmãos em situação de rua.
Metodologia: Encontros de preparação da sopa mensalmente, seguido da visita e doação as pessoas em situação de rua.
Parceiros: Pastoral de Rua; Grupo Sopão.

COLABORADORES

14. FORMAÇÃO LIDERANÇA INACIANA – PROJETO DE VIDA

14. 1. DIA DE ESPIRITUALIDADE

Público Alvo: Todos os colaboradores.
Características Inacianas: Amor e serviço, discernimento, colaboração e cuidado.
Objetivo: Promover aos nossos colaboradores a oportunidade de conhecer e vivenciar a Experiência Inaciana, iniciando intinerários pessoais e coletivos.
Metodologia: os encontros poderão acontecer por turnos (manhã ou tarde), ou durante um dia. O encontro será organizado com dinâmicas, reflexões e partilhas.

14. 2. EXAME ESPIRITUAL DIÁRIO

Público Alvo: Todos os colaboradores.
Características Inacianas: O Exame Inaciano é uma ferramenta espiritual que nos aproxima da vontade de Deus, dando-nos horizonte e segurança diante da vida. A partir do Exame potencializa-se os valores inacianos do discernimentos, infererença, magis, serviço e amor.
Objetivo: Proporcionar à toda comunidade educativa a experiência inaciana do discernimento.
Metodologia: Proporcionar à toda comunidade educativa a experiência inaciana do discernimento.

14. 3. VOLUNTARIADO SOCIAL

Público Alvo: Todos os colaboradores.
Características Inacianas: 5 Cs (Conscientes, compassivos, comprometidos, competentes, criativos).
Objetivo: promover a sensibilização e compromisso social entre os nossos colaboradores e toda Comunidade Educativa, tendo como fundamento o serviço da fé e a promoção da justiça.
Metodologia: engajamento e mobilização junto a iniciativas de voluntariado na cidade, assim como, ações de voluntariado organizadas pelo Colégio.

14. 4. CAMPANHAS SOLIDÁRIAS

Público Alvo: Todos os colaboradores.
Características Inacianas: 5 Cs (Conscientes, compassivos, comprometidos, competentes, criativos).
Objetivo: promover a sensibilização e compromisso social entre os nossos colaboradores e toda Comunidade Educativa, tendo como fundamento o serviço da fé e a promoção da justiça.
Metodologia: a sensibilização e compromisso social entre os nossos colaboradores e toda Comunidade Educativa, tendo como fundamento o serviço da fé e a promoção da justiça.

ANTIGOS ALUNOS

15. FORMAÇÃO HUMANA E ESPIRITUAL
15.1. ENCONTRO DE CONVIVÊNCIA – Sempre Inacianos

Público Alvo: Antigos alunos
Características Inacianas: 5 Cs (Conscientes, compassivos, comprometidos, competentes, criativos).
Objetivo: estabelecer vínculos, promover e manter a interação e a convivência com o ambiente do Colégio.
Metodologia: rodas de conversa e partilha orientadas pela equipe pastoral e pedagógica, por gerações.

15.2. VOLUNTARIADO SOCIAL

Público Alvo: Antigos alunos e familiares
Características Inacianas: 5 Cs (Conscientes, compassivos, comprometidos, competentes, criativos).
Objetivo: promover a sensibilização e compromisso social entre os nossos antigos alunos e toda Comunidade Educativa, tendo como fundamento o serviço da fé e a promoção da justiça.
Metodologia: engajamento e mobilização junto a iniciativas de voluntariado na cidade, assim como, ações de voluntariado organizadas pelo Colégio.

15.3. EXPERIÊNCIAS MAGIS “Ser Magis”

Público Alvo: Antigos Alunos Jovens
Características Inacianas: aprofundar, a partir da espiritualidade inaciana, o sentido do Magis Inaciano. Ser Magis é aquela pessoa que vive e se deixa impelir para o mais, o maior, o melhor, como nos ensina Santo Inácio: “Sempre podemos fazer mais, ser mais, “Ser Magis.”
Objetivo: O projeto visa proporcionar aos jovens uma experiência concreta da espiritualidade inaciana através de uma imersão por meio de oração, formação, partilha e vivências.
Metodologia: Participação nas experiências promovidas pelo Programa MAGIS Brasil, Centro MAGIS Inaciano de Juventude.

15.4. AÇÃO DE NATAL

Público Alvo: Antigos Alunos e toda comunidade educativa
Características Inacianas: 5 Cs (Conscientes, compassivos, comprometidos, competentes, criativos).
Objetivo: proporcionar a toda a família inaciana uma experiência concreta de solidariedade e intervenção social.
Metodologia: atividade grupal de cunho social: intervenção no espaço público da cidade, campanha de solidariedade e visita de voluntariado e/ou social.