PROJETO DA PASTORAL

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E PASTORAL – SORPA

Dentro da estrutura e organização do Colégio Santo Inácio, assim como todos os colégios da Rede Jesuíta de Educação, encontra-se o SORPA (SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E PASTORAL) que se norteia na pessoa de Jesus Cristo como modelo da vida humana e, portanto, no ideal do indivíduo educado humanamente.

Para cumprir sua missão evangelizadora guiando-se pelo carisma da Companhia de Jesus, o SORPA propõe-se promover, organizar e acompanhar uma formação humana e espiritual cristã de toda a comunidade educativa possibilitando o exercício da fé, ao reconhecimento de Deus atuando na vida de cada um como modelo e inspiração de despojamento, compromisso, amor, perdão, solidariedade e ajudando o indivíduo a desenvolver uma amizade pessoal com Jesus Cristo, mediante a prática dos Exercícios Espirituais, o aprendizado da oração pessoal, das celebrações e na construção de seu projeto de realização pessoal como dom e serviço aos demais.

PROGRAMA DE AÇÃO DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E PASTORAL DO COLÉGIO SANTO INÁCIO

ORAÇÕES E ACOLHIDAS NOS ENCONTROS COM EDUCADORES E PAIS;
No início dos Encontros com Escola e Família, a Pastoral oferece momentos de oração, reflexão e fé, voltados para a formação e o reabastecimento espiritual.

ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO RELIGIOSA MINISTRADA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO;
Espaço de conhecimento e descoberta do transcendente, sempre valorizando o respeito e possibilitando um novo agir no diálogo interreligioso. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos refletem a vida através do conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, proporcionando aos estudantes a compreensão do significado das afirmações e verdades da fé das diversas tradições religiosas e preparando as crianças e jovens para que sejam agentes no processo de transformação da sociedade, pelo testemunho de vida, pela palavra e pelo agir.

ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL AOS ALUNOS PELOS JESUÍTAS;
Acompanhamento dos alunos pelos Jesuítas, estreitando os vínculos de amizade e convívio social, orientando para o crescimento espiritual, além de contribuir para que o jovem rompa os preconceitos, tenha uma postura crítica diante da vida, através de ações comprometidas consigo, com o outro e com Deus.

RETIROS ESPIRITUAIS PARA OS EDUCADORES EM GERAL;
Os Retiros espirituais são apresentados anualmente como caminho para a vida individual e institucional, que ilumina todo o Projeto Educativo e, por conseguinte, a Proposta Pedagógica do Colégio. É uma experiência que proporciona ao educador inaciano o seu aprimoramento espiritual e a oportunidade de renovar a sua vida de oração, refletir sobre si mesmo, sobre suas motivações, suas ações e sua caminhada de fé através de um encontro com Deus, por meio da escuta da Palavra, da contemplação, do diálogo e da oração, num ambiente de paz e harmonia.

PREPARAÇÃO E CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS;
Visando a um amadurecimento da fé cristã e a fim de colaborar com a Igreja local e com as famílias no processo da educação católica, o Colégio Santo Inácio oferece aos seus alunos a oportunidade de preparação para receber os sacramentos da Reconciliação, Primeira Eucaristia e Confirmação. O cuidado com a vida, o carinho e a dedicação durante a preparação é que fecundam o ser e o fazer do cristão. O compromisso do Batismo é renovado e, desta forma, as crianças, adolescentes e familiares se colocam não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com a Santíssima Trindade, e seu projeto de amor e salvação.

Sacramento da Reconciliação: Oferecido a toda comunidade educativa para que eles possam reconhecer nos sinais do cotidiano a presença divina; a acolher o convite para sentar-se à Mesa do Pai e se alimentar do Pão da vida, que possibilita a abertura de novos horizontes de relações reconciliadas.

Sacramento da Comunhão – Crianças: Alunos do 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental
Sacramento da Comunhão – Eucaristia Jovem: Alunos a partir do 7º Ano do Ensino Fundamental ao 3ª Ano do Ensino Médio que não fizeram a Primeira Comunhão.
Sacramento da Confirmação: Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE;
O Colégio Santo Inácio realiza com os estudantes momentos de reflexão sobre a temática da Campanha da Fraternidade.

VIVÊNCIA DO ANO LITÚRGICO;
As festas e celebrações que acontecem ao longo do ano são verdadeiros momentos de educação e crescimento na fé. O ano litúrgico é experimentado de forma pedagógicoespiritual envolvendo a comunidade educativa na vivência cristã a partir do Mistério Pascal de Jesus Cristo, que é o mistério central da nossa fé.

 Momento de Espiritualidade com os Educadores: preparação para a Semana Santa:

Para nós que somos colaboradores de uma escola cristã, é o momento de fazer uma experiência da presença amorosa de Deus na nossa vida, com a percepção, à luz da inspiração inaciana, de que, ressuscitar, também significa transformarmos o nosso caminho pedagógico, na esperança de construirmos uma sociedade mais justa e fraterna.

  • Quaresma
  • Páscoa
  • Mês Mariano
  • Corpus Christi
  • Mês da Bíblia 
  • Mês Vocacional
  • Mês Missionário
  • Advento
  • Natal

ATOS LITÚRGICOS ESPECIAIS:

Momentos que dão oportunidade a comunidade educativa de valorizar e celebrar com alegria e festa datas importantes e significativas, bem como ajudam o estudante a perceber que está  deixando marcas e fazendo parte da construção da história do Colégio.

  • Aniversários do Colégio
  • Festa de Santo Inácio
  • Festa da família – Dia das Mães
  • Festa da família – Dia dos Pais
  • Celebrações de encerramento dos 1º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª Série
    do EM

CELEBRAÇÕES

  • Dominicais (Realizadas todos os domingos, para toda a comunidade)
  • Celebração da Misericórdia (Realizadas todos às segundas-feiras, para toda a
    comunidade)

PAUSA INACIANA PARA OS ESTUDANTES: Um momento diário de espiritualidade e ordenamento das emoções, conduzido pelos educadores da Pastoral, no início da manhã, antes de entrar no cotidiano dos estudos, para olhar a caminhada da vida, perceber seus sonhos e objetivos através da escuta reflexiva e orante a partir dos textos da liturgia do dia.

PAUSA INACIANA PARA AS FAMÍLIAS: Todas as segundas-feiras oferecemos a Pausa para as famílias inacianas, oração que Santo Inácio propõe nos Exercícios Espirituais e consiste numa pequena parada na rotina (pausa), num tempo de pacificação, de integração espiritual, para descobrir especialmente a passagem de Deus no nosso dia-a-dia e facilitar, seguindo a intuição de Inácio, “a relação imediata do Criador com a criatura e da criatura com o Criador” [EE, 15].